quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Cuidados com a alimentação podem evitar transtornos nas festas de Fim de Ano





Fim de ano é tempo de comemorações e se alimentar bem faz parte da festa. Para garantir um natal e um ano novo sem surpresas indesejadas é importante tomar algumas precauções antes de se “acabar” na mesa farta. Além da preocupação com os hipertensos e diabéticos, nesse período do ano os casos de intoxicação alimentar são muito comuns. Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente dois milhões de pessoas estiveram expostas a doenças transmitidas por alimentos entre 2000 e 2012, no Brasil.
Algumas dicas simples podem evitar que você passe mal ou vá parar no hospital em um dia de celebração. A coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, fala quais são esses cuidados que devem ser tomados para evitar a intoxicação. “Observar a qualidade da comida, a limpeza do local onde compra, a refrigeração, e optar por alimentos frescos e saudáveis sempre. Para que os alimentos da ceia não estraguem, eles devem ser cozidos o mais próximo do momento de servir; deve-se cobrir as saladas folhosas para evitar contaminação; e as saladas com molho, como maionese e salpicão, devem ficar na geladeira até o momento de ir à mesa”, alerta.
Com todos os cuidados devidamente tomados, surge a dúvida sobre o que preparar para os hipertensos e diabéticos. A nutricionista conta que para ninguém ficar de fora da festa é possível ter uma mesa recheada que agrade a toda família. “O prato principal pode ser à base de carnes magras, peru, frango, bacalhau, desde que bem dessalgado. Também podem abusar dos vegetais folhosos e dos legumes. O mais importante é tomar cuidado com os doces, é bom que esses sejam substituídos por frutas secas e in natura, principalmente castanhas e nozes que têm gordura saudável”, recomenda.
O alto consumo de gordura em alimentos básicos como a carne e o leite colabora para que quase metade da população brasileira esteja com excesso de peso (48,5%) e obesos (15,8%). A nutricionista destaca que nas refeições de Natal e Ano Novo também pode e deve existir uma boa participação de frutas, verduras e legumes. No Brasil, apenas 20,2% da população consome cinco ou mais porções diárias de frutas e hortaliças, quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde.
Hipertensão e diabetes – A quantidade de sal que o brasileiro consome é excessiva. O diagnóstico médico de hipertensão arterial e diabetes foi relatado por 22,7% e 5,6% da população, respectivamente. Preocupado com isso, o Ministério da Saúde firmou um conjunto de acordos para reduzir o teor de sódio dos produtos processados com as entidades que representam as indústrias de alimentos no país.
Mas esse consumo também pode ser reduzido em casa. “Evitar saleiro à mesa, o consumo de macarrão instantâneo. Ao invés de abusar no sal pra dar sabor aos alimentos, usar um molho mais saudável à base de tomate, ervas aromáticas, cebola, salsa e cebolinha”, lembra Patrícia.
Guia alimentar do Ministério da saúde traz recomendações sobre como ter uma alimentação saudável. Ele avalia a qualidade da comida que vai à mesa das famílias brasileiras e passa informações simples e diretas sobre como essa dieta deve ser feita.
É importante ressaltar que a ação Aqui Tem Farmácia Popular conta com 25 itens, desses, 14 são distribuídos gratuitamente e o restante é vendido com até 90% de desconto. São medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, colesterol, osteoporose, glaucoma, rinite, doença de Parkinson, além de contraceptivos e fraldas geriátricas.
Para a pessoa levar o medicamento para casa, de graça ou com desconto, é necessário a apresentação da receita, CPF, um documento com foto e a assinatura no cupom vinculado. Idosos e pessoas com dificuldades de locomoção ficam dispensadas da presença física, podendo o medicamento ser retirado com procuração pública ou particular com reconhecimento de firma. A entrega em domicilio não é permitida dentro do programa.
Academia da saúde – A nutricionista Patrícia Jaime recomenda que esse período do ano, onde há um maior convívio entre as famílias, seja transformado também em um momento de prática da atividade física, lazer e promoção da saúde. “Além de ajudar a perder aqueles ‘quilinhos’ a mais que foram adquiridos nas ceias, ir a uma Academia da Saúde ou a um espaço de lazer público com a sua família pode ser muito bom para compartilhar junto um momento de prazer. Comece 2013 com mais disposição”, orienta.
Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para promover a saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais.
Fonte: Camilla Terra / Blog da Saúde

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A Mama


Anatomia
A glândula mamária, órgão par, situa-se na parede anterior do tórax, na parte superior e está apoiada sobre o músculo peitoral maior; se estende da segunda à sexta costela no plano vertical e do esterno à linha axilar anterior no plano horizontal.
A mama é formada por tecido glandular, por tecido fibroso e por tecido gorduroso entre os lobos. 



  • Mamilo e Aréola
Externamente, cada mama, em sua região central, apresenta uma auréola e uma papila. Na papila mamária ou mamilo exteriorizam-se 15 a 20 orifícios ductais, que correspondem às vias de drenagem, os lobos mamários.
O mamilo salienta-se como um pequeno corpo cilíndrico ou cônico, um pouco abaixo do centro de cada mama e aproximadamente ao nível do quarto espaço intercostal. A pele característica do mamilo, pigmentada, enrugada e áspera, estende-se por 1 ou 2 cm pela superfície da mama para formar a aréola.
A aréola é áspera devido à presença de numerosas e grandes glândulas sebáceas que produzem pequenas elevações na sua superfície.
  • Tamanho e Formato
O tamanho, formato, bicos e aréola, bem como as glândulas de Montgomery, diferem individualmente de uma mulher para outra. A forma da mama não é afetada pelo tipo básico do corpo de uma mulher.
As mamas raramente são simétricas, mas na maioria dos casos a diferença é de mínima importância. As mamas pequenas têm pouco peso, são altas e empinadas e estão bem distantes da parede do tórax. As mamas grandes são relativamente pesadas, o que faz com que pendam e se assentem próximas à parede do tórax.
  • Densidade
As mulheres mais jovens apresentam mamas com maior quantidade de tecido glandular, o que torna esses órgãos mais densos e firmes. Ao se aproximar da menopausa, o tecido mamário vai se atrofiando e é substituído progressivamente por tecido gorduroso, até se constituir, quase que exclusivamente, de gordura e resquícios de tecido glandular na pós-menopausa.
Fisiologia
 
  • Vascularização
A mama é irrigada pela artéria mamária interna e por ramos da artéria axilar. Da artéria mamária partem os ramos perfurantes que atravessam os quatro primeiros espaços intercostais, em geral dois vasos por espaço, que atravessam o músculo peitoral, atingindo a face posterior da mama. Os ramos axilares da vascularização mamária são a artéria subescapular, a artéria torácica externa e a artéria acromiotorácica.
  • Sistema Linfático
A pele, a aréola, o tecido subcutâneo e o parênquima mamário são drenados por vasos linfáticos, que se dispõem da superfície para a profundidade, formando uma rede linfática que se comunica entre si. Grande parte da drenagem linfática da mama segue em direção aos linfonodos axilares que drenam a linfa proveniente da região centrolateral da mama, enquanto a região medial da mama drena para os linfonodos da cadeia mamária interna.
  • Ciclo de Desenvolvimento
Na infância, as meninas apresentam discreta elevação na região mamária, decorrente da presença de tecido mamário rudimentar. Na puberdade, a hipófise produz os hormônios folículo-estimulante e luteinizante, que controlam a produção hormonal de estrogênios pelos ovários. Com isso, as mamas iniciam seu desenvolvimento com a multiplicação dos ácinos e lóbulos. A progesterona, que passa a ser produzida quando os ciclos menstruais tornam-se ovulatórios, depende da atuação prévia do estrogênio, é diferenciadora da árvore ducto-lobular mamária.
Na vida adulta, o estímulo cíclico de estrogênios e progesterona faz com que as mamas fiquem mais túrgidas no período pré-menstrual, por retenção de líquido. A ação do hormônio progesterona, na segunda fase do ciclo, leva a uma retenção de líquidos no organismo, mais acentuadamente nas mamas, provocando nelas aumento de volume, endurecimento e dor. Após a menopausa, devido à carência hormonal, ocorre atrofia glandular e tendência à substituição do tecido parenquimatoso por gordura.
Função
A principal função da mama é a produção de leite materno para a alimentação do recém-nascido. A mama sofre modificações cíclicas durante o mês em resposta aos diferentes níveis hormonais.
O estrogênio fortalece a mama por meio de reservas de água e uma irrigação sanguínea maior, fazendo com que as glândulas mamárias inchem e multipliquem o número de suas células. 
Estas alterações são um preparo da gravidez e sua consequente produção de leite. Não havendo a fecundação, todas as modificações regridem com o início da menstruação.



  • Equipe Oncoguia
  • - Data da última atualização: 11/05/2012


Fonte:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/a-mama/748/12/







Boa tarde ...