quarta-feira, 27 de abril de 2016

Exame do Cabelo passa a ser obrigatório

Em função de lei federal, desde o último dia 18 de abril o exame toxicológico deve ser realizado previamente à admissão e no processo de desligamento de motoristas profissionais que conduzem passageiros ou cargas. Também conhecido como “Exame do Cabelo”, o método detecta o consumo de substâncias psicoativas ao longo dos 90 dias anteriores ao teste. O procedimento é feito por meio da análise bioquímica de uma pequena amostra de cabelos ou pelos do corpo.

O Exame do Cabelo é sigiloso e tem validade de 60 dias a partir da data da coleta da amostra. O laudo laboratorial informa em detalhes as substâncias analisadas, bem como o diagnóstico apresentado. Conforme a lei, o trabalhador tem direito à contraprova e à confidencialidade dos resultados dos exames. Depois disso, ele pode buscar orientação com relação ao uso de medicamentos e eventuais tratamentos.

Com esta iniciativa, o Governo Federal espera reduzir o número de óbitos de motoristas profissionais por excesso de trabalho associado ao uso indiscriminado de drogas lícitas e ilícitas. Conforme levantamento, em 2014 esta categoria profissional foi responsável por 15% das mortes por acidente no trabalho. Para obter uma visão cada vez mais clara acerca do problema, os laboratórios executores de exames vão encaminhar os dados estatísticos dos resultados para o Ministério do Trabalho a cada 6 meses, resguardando a confidencialidade dos pacientes.

A Transduson é o primeiro Centro de Diagnósticos a oferecer análise toxicológica por meio do Exame do Cabelo na região de Alphaville e Carapicuíba. Este novo teste, que demanda alta tecnologia, compreende o único método capaz de detectar se o paciente fez uso constante de substâncias psicoativas nos 90 dias anteriores. O procedimento da coleta do material biológico para análise não afeta a estética do paciente, é indolor, não invasivo e não contagioso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário