terça-feira, 28 de junho de 2016

Vacina BCG imuniza as pessoas contra a doença infecciosa mais mortal do mundo

Em 1º de julho comemora-se o Dia da Vacina BCG, que imuniza as pessoas contra a tuberculose - doença infecciosa mais mortal do planeta, que chega a superar a Aids em número de mortes, conforme relatório divulgado em outubro de 2015 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A tuberculose é uma doença transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões. Apesar de curável, ela tem levado a óbito cerca de 1,5 milhão de pessoas todos os anos. O aparecimento de focos da doença resistente aos medicamentos tem agravado esta situação.

No Brasil, a tuberculose é um problema de saúde pública, que chega a registrar 70 mil novos casos por ano, com 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O País ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

A Transduson disponibiliza estes exames para detectar a doença, favorecendo o pronto tratamento dos pacientes: Pesquisa para Baar (Bacilos Álcool-Ácido Resistentes), Cultura para Baar (Bacilos Álcool-Ácido Resistentes) e PPD (Intradermoreação ou Teste de Mantoux).

Criada em 1921, a vacina é utilizada para imunizar crianças e adultos, sendo aplicada sob a forma de injeção intradérmica. Ela é indicada, principalmente, para crianças de 0 a 4 anos de idade e adultos que não foram imunizados. No Brasil, a vacina BCG é obrigatória para crianças menores de um ano de idade desde 1976.

Nenhum comentário:

Postar um comentário