quinta-feira, 4 de agosto de 2016

8 de agosto é Dia Nacional de Combate ao Colesterol

No sangue, o colesterol circula ligado a proteínas como LDL e HDL, a fim de manter o bom funcionamento das membranas celulares do organismo humano.
Então por que existe um dia de combate ao colesterol?
A explicação é que os problemas aparecem quando existe desequilíbrio em termos de quantidade.
É verdade que concentrações elevadas de HDL protegem o indivíduo contra o infarto do miocárdio. Mas as concentrações  baixas aumentam o risco de doenças cardiovasculares.
Já a LDL, em grandes quantidades, pode provocar a formação de placas de gorduras nas paredes artérias, com o potencial de obstruir a circulação sanguínea, causando infarto e acidente vascular cerebral.
Como o desequilíbrio de colesterol no organismo não costuma provocar sintomas, você precisa fazer o acompanhamento, procurando um médico. Ele poderá solicitar exames de laboratório. Na Transduson, por exemplo, a análise dos níveis de colesterol é feita a partir de um exame de sangue muito simples.
A prática regular de exercícios físicos e os hábitos alimentares saudáveis podem manter as taxas de colesterol HDL e LDL em equilíbrio. De acordo com especialistas, alguns alimentos podem ajudar:
Açaí

Alcachofra

Aveia

Azeite

Canela

Chá verde

Chocolate amargo

Laranja

Linhaça

Oleaginosas


Soja 


Nenhum comentário:

Postar um comentário