sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Dobra número de idosos no oeste da Grande São Paulo


Total de pessoas com mais de 60 anos na região cresce de 85,4 mil para 178,3 mil entre 2000 e 2015. Público demanda cuidados específicos da medicina.

 

Entre 2000 e 2015, segundo dados da Fundação Seade, o grupo de pessoas com mais de 60 anos de idade no oeste da zona metropolitana de São Paulo passou de 5,6% para 10,1% do total da população. Em cada um dos municípios, a proporção exibe estas cifras: Barueri - 8,5%, Carapicuíba - 9,9%, Itapevi - 7,8%, Jandira - 8,3%, Osasco - 11,1% e Santana de Parnaíba - 9,6%.

 

No período, o grupo de pessoas daquela faixa etária cresceu de 85,4 mil para 178,3 mil indivíduos. “É um número semelhante ao total da população de cidades como Itu, São Caetano do Sul e até mesmo Itapevi”, simplifica a médica Luciana Dias Rodrigues Francisco, diretora da Transduson, centro de diagnósticos que possui unidades em Carapicuíba e Alphaville.

 

Conforme Dra. Luciana Rodrigues, este processo de envelhecimento estabeleceu na região um novo perfil de doenças associadas com a idade mais avançada. Ao discorrer sobre estes problemas de saúde, ela cita, principalmente, hipertensão, osteoporose, quedas, doenças na coluna, diabetes, problemas de coração e depressão. Diz a médica que os exames diagnósticos regulares são fundamentais para a prevenção e tratamento dessas doenças. “Os sintomas tendem a ser mais severos em pacientes com idade mais avançada, tendo em vista que o organismo se encontra mais fragilizado”, explica.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário